terça-feira, 13 de outubro de 2015

CASA DE PEDRA e TOTEM DE PEDRA

Tomando a Rota das Cachoeiras, que pode ser percorrida por trilhas, mais adiante, cerca de 3,2 km por estrada não pavimentada se encontra a Casa de Pedra. 

A Casa de Pedra é uma gruta esculpida pela ação do rio Independência. Seu acesso se dá por estrada não pavimentada dentro do Parque, por aproximadamente 3, 5 km até a escada que conduz à gruta.


Historicamente este lugar serviu de abrigo para povos primitivos que viviam na região, posteriormente, durante suas viagens pelos sertões do Brasil, bandeirantes e tropeiros também usufruíram desse local. Hoje, a gruta é habitada por morcegos e outros pequenos animais. 

Casa de Pedra
A visitação desse atrativo deve ser agendada previamente e sempre com a presença de um guia cadastrado junto ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Essas medidas tomadas pela administração do parque visam à preservação do ecossistema e do patrimônio pré-histórico.



TOTEM DE PEDRA 

Para chegar a esse geossítio se percorre, por caminho arenoso de fácil deslocamento, cerca de 1,5 km, a partir do Geossítio Casa de Pedra. 

Caminho arenoso de acesso à Mesa de Sacrifícios,Totem de Pedra e Altar de Pedra.


No percurso é possível observar a exuberância da vegetação que o cerrado propicia, associado às belas estruturas observadas nos arenitos que afloram em ambos os lados da trilha.

Os afloramentos mais imponentes desse geossítio tem nomes popularizados pelos habitantes locais: Mesa do Sacrifício, Totem de Pedra e Altar de Pedra. São estruturas derivadas da associação de processos erosivos com características preexistentes da rocha, gerando formas variadas e que aguçam a imaginação. 


GUIA DE TURISMO NACIONAL
 WhatsApp (65) 9697.1569 (vivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário