quarta-feira, 9 de março de 2016

CAVERNA AROE JARI E LAGOA AZUL

A Caverna Aroe Jari é a maior caverna de arenito do Brasil, com cerca de 1.550 metros de extensão e está localizada a 46 km de Chapada dos Guimarães, na Fazenda Água Fria. Seu nome é de origem "Bororo", e significa "Morada das Almas".
Sede Administrativa da entrada para trilha da Caverna Aroe Jari.

O passeio tem início na sede receptiva da fazenda, onde colocamos os equipamentos de segurança e  nos preparamos para a caminhada.  A trilha é de fácil acesso e diversificada, iniciando com a vegetação típica do cerrado.

Trilha que conduz à Caverna Aroe Jari.
 Deste local em diante o trajeto é feito por trilhas com aproximadamente 4,5 km. A caverna Aroe Jari, também conhecida como Gruta das Almas ou Caverna do Francês.

Ponte de Pedra

Seguimos por uma trilha no cerrado até a Ponte de Pedra, um mirante de onde poderemos avistar a região.

Depois continuamos a caminhada e entramos por uma mata de galeria, até chegarmos ao primeiro salão da caverna Aroe Jari.
Entrada da Caverna
Primeiro Salão da caverna

No primeiro salão encontramos uma pequena cachoeira se formando no teto da caverna.

Aos poucos os olhos se habituam à escuridão e podemos explorar melhor os detalhes da formação da caverna, com a ajuda de lanternas.

Deixamos o primeiro salão, e nos encaminhamos para
o Salão Dourado.

Salão Dourado da Caverna Aroe Jari

Atravessamos todo o percurso da caverna e saímos em direção à Boca do Buritizal.

Pedra das Três Pontas

Na entrada da Pedra das Três Pontas

E em seguida chegamos a Lagoa Azul. À beira da lagoa descemos um pouco, e logo seguimos explorando as belezas escondidas em seus arredores.

Lagoa Azul

Mais alguns metros e encontramos a Caverna Kyogo Brado.

A caverna possui aproximadamente uns 20 metros de altura, por 500 metros de comprimento, com lindíssimas formações rochosas.

WhatsApp (65) 9697.1569 (vivo)